Realidade aumentada – principais aplicativos AR 

Criado por Keslley Cremonezi em 18 de outubro de 2023 Realidade aumentada – principais aplicativos AR 

Realidade aumentada – O avanço da tecnologia conseguiu combinar elementos do mundo real com os do mundo virtual. Esse tipo de experiência é cada vez mais comum nos aplicativos e novos dispositivos eletrônicos do mercado.

Pensando nisso, preparamos um artigo para você, com os principais aplicativos que utilizam a realidade aumentada para que você também possa experimentar no seu dia a dia. Acompanhe.

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada é um recurso da tecnologia que consegue combinar elementos reais e virtuais. Desta forma, todas as coisas são criadas para trazer uma experiência de interação visual.

Ao contrário do que chamamos de realidade virtual, a realidade aumentada cria um ambiente digital aprimorando as percepções do mundo através de aspectos virtuais.

Então podemos dizer que a AR pode ser experimentada através do uso de ferramentas como: tablets, celulares, computadores, câmeras, sensores, óculos especiais entre outros.

As imagens do ambiente real são geradas por computador e se transformam em gráficos, textos ou animações. Os exemplos mais comuns de realidade aumentada que nós podemos citar são:

  • Filtros das redes sociais como Instagram e TikTok;
  • Aplicativos de compras online com observação do produto antes de chegar à sua casa;
  • Jogos e navegação com o Google Maps, por exemplo.

O recurso de realidade aumentada se aplica em uma grande variedade de setores, não apenas na indústria do entretenimento, mas na educação e no varejo, continuam sendo ferramentas essenciais.

Essa é uma das formas de como a tecnologia consegue contribuir mais no dia-a-dia, pois está sempre evoluindo e entregando experiências práticas e imersivas.

Quais os principais aplicativos de realidade aumentada?

Como você já sabe o que é realidade aumentada e como ela pode proporcionar uma experiência mais imersiva para o público, em geral, acompanhe a lista com os principais aplicativos de realidade aumentada.

Google: veja em 3D

O primeiro aplicativo da lista com toda a certeza é o Google. Ele ganhou uma função que utiliza a realidade aumentada. Para você ter uma ideia, é possível visualizar animais diferentes no mesmo ambiente que você estiver.

Claro que tudo isso é digital, mas você pode testar no seu celular, independentemente de qual seja o sistema operacional.

Snapchat

Quem não se lembra do Snapchat, o antecessor do story do Instagram? O aplicativo de mensagens autodestrutivas conta com um recurso de realidade aumentada.

Você pode ter acesso a eles através dos filtros, sejam os de modificação facial ou incluir animais e objetos na tela. Fato é, os efeitos disponíveis no Snapchat são bastante realistas e costumam confundir os usuários.

Google Maps

O recurso do Google, muito utilizado para buscar trajetos, conta com a ajuda da AR. Utilizando apenas a câmera do seu celular, você pode visualizar setas e placas no ambiente em que está inserido.

SketchAR

Este aplicativo tem o objetivo de auxiliar os que desejam desenhar, mais especificamente aprender. Além de contar com recursos para os iniciantes, como os tutoriais, ele também disponibiliza técnicas avançadas de desenho.

O recurso de realidade aumentada funciona da seguinte maneira: você irá apontar para uma folha de papel, a câmera do seu celular, e poderá desenhar o que aparecer na tela.

Assim você pode treinar e ganhar outras habilidades de desenho.

Minecraft Earth

O próximo aplicativo, disponível para Android e IOS, tem muitos recursos parecidos com Pokémon GO. O jogo também conta com o auxílio da realidade aumentada.

Através dela os usuários conseguem explorar, além de coletar itens do mundo ao redor. Sem dúvidas que a realidade aumentada está cada vez mais inseparável dos jogos

Mondly

O próximo da nossa lista é o Mondly. Aplicativo de estudos voltado ao aprendizado de uma nova língua. Sendo assim, o torna perfeito para substituir um curso de idiomas.

Ele está disponível para Android e IOS e conta com o recurso AR para simular aulas com professores como se fosse uma conversa por vídeo chamada.

Possui opções de mais de 33 idiomas para aprender, além de oferecer exercícios diários para fixação e aprendizado.

Google tradutor

Se engana quem pensa que o tradutor não utiliza realidade aumentada. Você sabia que se você utilizar a câmera do seu celular nele, é possível ter acesso ao recurso?

Então basta apontar para o texto ou a palavra que quer traduzir e ele fará de forma automática para você. E para acessar a função é só abrir o aplicativo e ir ao ícone da “câmera”.

Funciona de modo parecido com o recurso de pesquisa por imagem do Google.

INK Hunter

Já pensou em um aplicativo que te mostra o resultado de uma tatuagem antes mesmo de você fazer? É o caso do INK Hunter. Para conseguir esse resultado o app utiliza AR.

O que você deve fazer é selecionar o desenho que deseja tatuar e apontar a câmera do seu celular para uma parte específica do corpo. Então ele irá entregar o resultado a você.

Conclusão

O recurso de realidade aumentada vem revolucionando o mercado da tecnologia, entregando, cada vez mais, resultados realistas a um clique de distância.

E para isso é necessário ter uma câmera em seu celular ou outros dispositivos eletrônicos como tablets e computadores.

Para quase tudo, a indústria utiliza a realidade aumentada, trazendo o real para o virtual e vice-versa. Então você pode se beneficiar desta ferramenta sempre que quiser com os aplicativos que citamos neste texto.

Então esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de compartilhar com seus amigos e de visitar outros temas em nosso BLOG.